top of page

IMPRENSA

E se as notas não contassem para entrar na Universidade?

​Alexandre Homem Cristo Novembro 2014

Uma  opinião a favor de maior justiça no acesso ao ensino superior em Portugal.

Como podem os pais adequar o ritmo da escola ao ritmos dos filhos?

​Catarina Fernandes Martins Setembro 2014

Depois da reforma dos ritmos escolares em França, dois psicólogos especialistas em educação apresentam dicas para melhor adequar o ritmo biológico dos jovens à escola.   

Genes infuenciam mais as notas na escola do que pais ou professores

​JN Dezembro 2013

Os genes influenciam mais as notas dos estudantes do ensino secundário do que "os professores, as escolas ou a família", segundo um estudo divulgado (...) pelo King's College de Londres.

O artigo científico na Plos One.

Rankings das escolas: desordenação e desigualdade de oportunidades 

​Paulo Vasconcelos Dezembro 2013

Todas as nossas escolas são escolas de guerra, pelo recrutamento, porque só queremos os mais aptos ou aqueles que julgamos mais aptos, pela disciplina do curso e do comportamento, e pelo nosso objectivo de, no final dos estudos, os repartirmos por armas.". Em sintonia com este excerto de Agostinho da Silva na sua obra Espiral, fica claro que na sociedade portuguesa moderna a entrada para certas escolas tem vindo a ser uma luta fratricida, sendo que em tempo de guerra nem sempre há ética no comportamento guerreiro; (...)

Na era da partilha online, a leitura continua a ser uma prática individual

​João Pedro Pereira Outubro 2013

Quer se trate de livros ou de jornais em formato digital, a leitura em suportes electrónicos continua a ser uma prática individualizada, tal como acontece com a leitura em papel. Esta é uma das conclusões de um inquérito feito em 16 países, para um estudo sobre os livros e a leitura encomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian e cujas conclusões são apresentadas hoje [28 de outubro] na sede da fundação, em Lisboa.

Quando a escola deixar de ser uma fábrica de alunos

Catarina Fernandes Martins Setembro 2013

 

A escola de massas, onde um professor ensina ao mesmo tempo e no mesmo lugar dezenas de alunos, nasceu com a revolução industrial mas chegou ao século XXI. Em dois séculos, mudaram os estudantes, mudou a sociedade e mudou o mercado de trabalho. Quando mudará a escola?

Modelo de previsão do número de alunos em Portugal - impacto da escolaridade obrigatória

​DGEEC Setembro 2013

 

Uma previsão estatística elaborada pelo  MEC.

bottom of page